« Volver Ficha del Documento

Conforto e economia na construçao de edificaçoes e em sua utilizaçao. Instalaçao solar de médio e grande portes : componentes básicos. Seminário-Aquecimento Solar na Atualidade [Dic. 1993, Belo Horizonte].

1993

1377
CIENA

O tema desenvolvido neste texto trata dos componentes básicos de uma instalaçao solar típica de médio e grande portes, notadamente o colector e o reservatório térmico, discutindo os cuidados e exigências que devem ser feitas para garantir uma instalaçao de qualidade e com alto nivel de economia de energia. No capítulo 2, tratamos da necessidade de cálculos criteriosos do nivel de radiaçao solar incidente nas placas coletoras, dos programas computacionais disponíveis SISCOS e CARTA -que permiten tanto estes cálculos meteorológicos quanto a própia simulaçao da instalaçao solar e de seu desempenho médio em base anual. As consideraçoes apresentadas levam à necessidade de projetos solares cada vez mais introsados com os projetos arquitetônico e hidráulico e de definiçoes claras do nivel de conforto solicitado e do perfil do usuário. No capítulo 3, apresentamos a placa colectora a seus ítens constituintes e no Capítulo 4 mostramos a importancia de laudos técnicos que avaliam o desempenho térmico do colector solar e suas características dinâmicas em condiçoes de operaçao. Apresenta-se, também, de forma bastante sucinta um estudo comparativo dos colectores solares disponíveis no mercado mineiro. No Capítulo 5, sao discutidos os tipos de instalaçao de resevatórios térmicos -horizontal e vertical- e seus componentes básicos. Neste pronto, faz-se um alerta para a exigência quanto a qualidade dos materiais e otimiçao de seus parâmetros construtivos. Finanlmente, introduzimos no Capítulo 6 uma instalaçao solar apenas com seus componentes básicos e que será discutida em detalhes em palestras posteriores.. Introduçao. Optando pela tecnologia solar. Coletor solar plano. Desempenho de coletores solares planos. Reservatório térmico. A instalaçao solarº.

Presenta diagrs. y gráfs.

Ministerio de Ambiente y Energía. Secretaría de Planificación del Sub-Sector Energía - Centro de Información de Energía y Ambiente, CIENA

Grettel Ruiz Matarrita

Calle 25, Avenidas 8 y 10. San José, Costa Rica

(506)25476900 - 25476239

De lunes a viernes de 8 a.m. a 12m.


Dirección: Av. Mariscal Antonio José de Sucre N58-63 y Fernández Salvador Edif. Olade - San Carlos, Quito - Ecuador.

Web: www.olade.org

Teléfonos: (593 2) 259 8122 / 2598 280

Correo: realc@olade.org

ADMIN
Desarrollado por: Aikyu-Systems