A dimensão de gênero no Big Push para a Sustentabilidade no Brasil: As mulheres no contexto da transformação social e ecológica da economia brasileira
2021-02-08
LC/BRS/TS.2021/1
LC/TS.2021/6
Sumário executivo .-- Introdução .-- I. Os principais impactos da inação sobre a mudança do clima na dimensão de gênero .-- II. Principais marcos normativos para a igualdade de gênero no contexto da mitigação da mudança do clima no Brasil .-- III. A opressão das mulheres a partir do ponto de vista teórico .-- IV. Impacto dos investimentos para mitigação e adaptação às mudanças climáticas na dimensão de gênero .-- V. Recomendações e diretrizes de políticas públicas para um Big Push para a Sustentabilidade com igualdade de gênero e desenvolvimentos futuros.
A atual conjuntura é marcada pelo enfrentamento da crise sanitária provocada pelo COVID-19 e busca da recuperação da atividade econômica, dos empregos e da qualidade de vida das pessoas no Brasil e no mundo. Aos aspectos conjunturais, somam-se os desafios estruturais tais como: os limites planetários, a emergência climática e as iniquidades, notadamente as de gênero. É preciso construir um novo estilo de desenvolvimento, em cujo centro estejam a igualdade e a sustentabilidade.
O objetivo deste relatório é contribuir para o debate crítico acerca das políticas e medidas ligadas ao enfrentamento da mudança do clima que possibilitem alcançar a igualdade de gênero no Brasil. O estudo aborda a dimensão de gênero e as interseccionalidades no contexto da mitigação e da adaptação às mudanças climáticas com base em evidências da literatura, de dados estatísticos, da análise do quadro de políticas a nível nacional, regional e internacional, bem como de comentários e sugestões resultantes de uma oficina virtual com participação de diferentes segmentos da sociedade, reunindo experiências ligadas a gênero, meio ambiente, clima e desenvolvimento. Ao final, são apresentadas recomendações de políticas no marco da abordagem do Big Push para a Sustentabilidade.
DESARROLLO SOSTENIBLE; CAMBIO CLIMATICO; GENERO; INCORPORACION DE LA PERSPECTIVA DE GENERO; MUJERES; IGUALDAD DE GENERO; POLITICA AMBIENTAL; AGENDA 2030 PARA EL DESARROLLO SOSTENIBLE; PROGRAMAS DE ACCION; DERECHOS DE LA MUJER; ADELANTO DE LA MUJER; POLITICA SOCIAL; TECNOLOGIA DIGITAL; AGRICULTURA; SEGURIDAD ALIMENTARIA; DESARROLLO ECONOMICO; SUSTAINABLE DEVELOPMENT; CLIMATE CHANGE; GENDER; GENDER MAINSTREAMING; WOMEN; GENDER EQUALITY; ECONOMIC DEVELOPMENT; FOOD SECURITY; WOMEN'S ADVANCEMENT; AGRICULTURE; DIGITAL TECHNOLOGY; SOCIAL POLICY; WOMEN'S RIGHTS; PROGRAMMES OF ACTION; 2030 AGENDA FOR SUSTAINABLE DEVELOPMENT; ENVIRONMENTAL POLICY;
Comisión Económica para América Latina y el Caribe (CEPAL) - Biblioteca Hernán Santa Cruz
Héctor Aracena
Biblioteca CEPAL, Edificio Naciones Unidas, Av. Dag Hammarskjold 3477, Santiago, Chile
(+56-2) 2210-2337