« Volver Ficha del Documento

Conexão física e integração política na América do Sul com foco no desenvolvimento socioeconômico: uma análise do Eixo Amazonas

2014-03

LC/W.595

Resumo .-- Introdução .-- I. Integração regional e possibilidades .-- II. Instituições, processos e projetos .-- III. Análise do Eixo Amazonas .-- IV. Conclusões.

Incluye bibliografía.

O presente artigo propõe analisar em que medida a ampliação dos fóruns de diálogo político entre os países da América do Sul, nos anos recentes, pode favorecer a agenda integracionista da região, e, principalmente, de que maneira o fortalecimento da conexão física pode constituir um fator de desenvolvimento. Especificamente, procurará examinar, focando na análise do Eixo Amazonas englobado nos projetos da Iniciativa de Integração da Infraestrutura Regional Sul-Americana (IIRSA), possíveis efeitos da integração física no desenvolvimento socioeconômico. O estabelecimento de uma agenda de projetos voltados à integração regional se fortalece no contexto de sincronicidade política, com eleições de governos chamados “progresssistas”, no início do século XXI, que objetivam, ademais, melhorias em indicadores sociais. Procura-se investigar como a integração física baseada na infraestrutura poderá levar a uma integração mais ampla, através da atração de investimentos, transferências de conhecimento, da maior integração em cadeias produtivas e circulação de bens e serviços.

Comisión Económica para América Latina y el Caribe (CEPAL) - Biblioteca Hernán Santa Cruz

Héctor Aracena

Biblioteca CEPAL, Edificio Naciones Unidas, Av. Dag Hammarskjold 3477, Santiago, Chile

(+56-2) 2210-2337


Dirección: Av. Mariscal Antonio José de Sucre N58-63 y Fernández Salvador Edif. Olade - San Carlos, Quito - Ecuador.

Web: www.olade.org

Teléfonos: (593 2) 259 8122 / 2598 280

Correo: realc@olade.org

ADMIN
Desarrollado por: Aikyu-Systems